Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Devo ou não devo usar os óculos?

Não consigo ficar sem eles, isso é ruim? Ver televisão e usar o computador sem óculos pode prejudicar minha visão?
Exercícios para a visão são relativamente novos na sociedade ocidental. A invenção das lentes artificiais levou á uma direção de resolver de imediato os problemas visuais, mas não tratar as suas causas. Portanto, estamos acostumados a pensar que nossos olhos não podem melhorar e deixar de usar os óculos, mas sim, ficar dependente deles para o resto da vida.
Nossos olhos são compostos por músculos, nervos, vasos sanguíneos, assim como qualquer parte de nosso corpo e necessitam se exercitar. Se acomodar ao uso dos óculos e não exercitar seus olhos será prejudicial sim, pois seus olhos ficarão fracos, e só irão piorar.
Quantas vezes você precisou aumentar o grau dos seus óculos? Geralmente isso é constante, e a má notícia é que o fato do grau aumentar pode não ser o pior que acontecerá com seus olhos. Cataratas, glaucomas, degenerações etc.. são mais facilmente instaladas em olhos fracos e com pouco suprimento sanguíneo.


Não recomendo que você tire seus óculos enquanto assiste TV, ou utiliza o computador, pois estas atividades necessitam muito de sua visão, seus olhos vão se esforçar, e podem piorar. O mesmo se aplica á uma criança em idade escolar, que necessita enxergar a lousa e fazer as lições de casa. Nesses casos não é indicado ficar sem óculos.
O melhor a fazer é exercitar os olhos (com todas as dicas que passei até agora, e outras..), e tentar ficar sem os óculos quando não necessitamos deles, por exemplo, para fazer atividades físicas, brincar com os filhos, brincar com o animal de estimação, algumas atividades domésticas, quando estiver de passageiro no carro etc..Ou seja, em qualquer atividade que não exija demasiado de seus olhos e que não coloque em risco sua segurança.
Aos poucos, quando sua visão for melhorando com os exercícios, você poderá diminuir gradativamente o grau dos óculos, e em muitos casos até retirá-los completamente.
“Através de exercícios simples de visão e do desenvolvimento de bons hábitos visuais, é possível transformar uma visão fraca em uma visão boa, e inverter o processo de deterioração dos olhos” Meir Schneider (criador do método Self-Healing).

Nenhum comentário:

Postar um comentário