Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VISÃO DE CRAQUE - ESTIMULANDO A VISÃO PERIFÉRICA.

“No primeiro instante, ninguém entendeu aquela jogada. Pelé recebeu a bola na entrada da área italiana e, em vez de driblar o zagueiro e partir para o gol, tocou-a com pouca força para o lado direito, onde não havia nenhum jogador. Seria um erro primário cometido pelo rei do futebol? Nada disso. Foi, na verdade, uma jogada genial. Lá de trás, vinha o lateral Carlos Alberto Torres, veloz como um foguete. O passe de Pelé veio na medida exata. Resultado: mais uma bola no fundo das redes do goleiro italiano Albertosi.” (Revista Super Interessante).
Qual a explicação para o passe genial? Como Pelé conseguiu perceber, quase de costas, a aproximação de Carlos Alberto? Pelé tinha aquilo que, no meio futebolístico, costuma-se chamar visão de jogo,  a capacidade de perceber tudo o que se passa à sua volta. O que nada mais é do que a Visão Periférica súper apurada.
 
Vamos então estimular nossa visão periférica, ficar com a visão de Pelé, e prevenir ou melhorar Glaucoma, entre outras doenças oculares.
Você vai necessitar de um pedaço de papel preto no tamanho de 5cm x 9cm, e um pedaço de fita crepe. Dobre a fita de maneira que ela cole no papel e no seu rosto, mais especificamente no centro dos olhos, na horizontal.
Com o papel cobrindo a sua visão central, olhe para ele, ou seja, para frente, e preste a atenção em como é a sua visão periférica. Em nossa periferia há células chamadas bastonetes. Estas células são estimuladas entre outras coisas pelo movimento. Então para completar o exercício, abane suas mãos nas laterais de seu rosto, olhe para o papel preto, e deixe sua visão periférica ser estimulada pelo movimento de suas mãos.
3 minutinhos são suficientes para seu cérebro ignorar sua visão central, e ao mesmo tempo relaxá-la, e enviar estímulos para sua visão periférica.
De preferência faça esse exercício utilizando o papel preto, mas ele pode ser feito também sem o papel...procure abanar as suas mãos na lateral do seu rosto, sem olhar para elas, de tempos em tempos, enquanto lê no computador, assiste televisão. Esse simples movimento das mãos despertará o uso da visão periférica e aliviará as tensões que causamos na visão central.

14 comentários:

  1. Vale como abertura do artigo mas na realidade essa jogada havia sido combinada entre eles antes do jogo, como declarou depois o próprio Carlos Alberto. Por outro lado, a revista Super Interessante é super não confiável.

    ResponderExcluir
  2. Não consegui entender direito como fazer esse exercício, quando estamos olhando para o papel, nosso cérebro ignora e conseguimos perceber o que esta a nosso volta ou oque?

    ResponderExcluir
  3. Olá, colocando o cartão no centro dos olhos, tampamos a visão central, assim o cérebro percebe e envia mais estímulos para a visão periférica.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tatiana.
    Meu nome é Kleber e sou portador da Retinose Pigmentar, e gostaria de saber se esse exercicio pode me ajudar, pois perdi toda a minha visão periférica. obrigado
    Obs.: me mande resposta por email xcash1@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vou experimentar fazer esse exercício, pois a minha visão parece um tubo, só enxergo a minha frente kkkkk vou começar hoje mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dra. Tatiana,
    Esse exercício serve somente para descanso dos olhos ou também contribui para ampliar o ângulo de abertura da visão periférica?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite dr.Tatiana ..meu nome e val eu esto com pressão no olhos e fica muito vermelho e milha médica falar que eu poss fica sengo do olhos eu esto em pânico ..dr Tatiana esto querendo sua ajuda

    ResponderExcluir
  8. Boa noite dr.Tatiana ..meu nome e val eu esto com pressão no olhos e fica muito vermelho e milha médica falar que eu poss fica sengo do olhos eu esto em pânico ..dr Tatiana esto querendo sua ajuda

    ResponderExcluir
  9. Boa noite dr.Tatiana ..meu nome e val eu esto com pressão no olhos e fica muito vermelho e milha médica falar que eu poss fica sengo do olhos eu esto em pânico ..dr Tatiana esto querendo sua ajuda

    ResponderExcluir
  10. Boa noite dr.Tatiana ..meu nome e val eu esto com pressão no olhos e fica muito vermelho e milha médica falar que eu poss fica sengo do olhos eu esto em pânico ..dr Tatiana esto querendo sua ajuda

    ResponderExcluir
  11. Bem, não tenho visão central há alguns anos. Só tenho a lateral, que, por acaso, também está indo para o bebeléu. O primeiro medico que consultei em 1992, quando eu tinha 38 anos, diagnosticou retinose pigmentar. Dez anos depois, briguei com ele pois eu não tinha visão tubular e sim, ao contrario. Um outro medico disse que eu tinha distrofia macular bilateral, que não tinha cura e nem tratamento e que ninguém saberia dizer porque minha mácula estava cheia de cicatrizes. Hoje tenho 61 anos. Ainda tenho um pouco de visão lateral mas não e uniforme. Parece que além de bola preta que cobre minha visão central há outras menores nas laterais dos dois olhos. Aí, pergunto: Esses exercícios podem me ajudar de alguma forma? Grata

    ResponderExcluir
  12. Funciona para leitura dinâmica?

    ResponderExcluir
  13. Nao estou entendendo esse exército, se eu fizer todos os dias minha visão melhorar(periférica)?

    ResponderExcluir