Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os olhos e as emoções

Essa semana uma dica diferente! O processamento visual é bastante complexo, mas a cada dia vamos nos descobrindo, e essa dica não é exatamente um exercício ou uma técnica, e sim um esclarecimento para entendermos melhor como funciona os nossos olhos.

Reparem em como sua visão reage às suas emoções. Preste a atenção em como está enxergando após uma briga, ou então após ter se estressado com o trânsito, após uma semana de provas, ou dias seguidos de muita correria e stress....
Geralmente ela se apresentará pior, e isso influenciará nos exames oftalmológicos, por exemplo. Sua visão pode se mostrar pior do que realmente ela é.
Não se pode questionar que as nossas emoções afetam nossa visão. Quando uma pessoa experimenta forte emoção negativa, seja medo, raiva, ansiedade ou dor, a visão quase sempre piora, mesmo em pessoas que enxergam perfeitamente. Se a experiência é repetida com bastante freqüência, os resultados podem tornar-se permanentes.
Podemos observar isso mais claramente em algumas ocasiões da vida. Se você tem um problema visual, seja ele qual for, tente lembrar em qual situação da sua vida ele começou...
Um exemplo muito claro, é que geralmente crianças desenvolvem miopia aos 7, 8 anos de idade, coincidentemente com os primeiros anos do ensino regular. Aqui a criança fica muitas horas em sala de aula fechada, exigindo muito dos olhos, sem descansar a visão, e se depara com três emoções negativas muito comuns nessa época: a frustração, o tédio e a ansiedade.
Se são bons alunos, sentem-se ansiosos para manter seu alto nível. Se são alunos fracos, sofrem constantes frustrações. E para amplos os tipos de alunos, se terminam uma lição que acharam fácil ou difícil demais, há oportunidades de sobra para ficar com o olhar perdido no espaço, entediado.
O mesmo pode ser observado nos anos de Universidade, ou no início do primeiro emprego. Nessas ocasiões, a miopia pode ser um espelho da falta de clareza do futuro em direção ao qual se está trabalhando com tanto afinco.
Se estivermos infelizes, por exemplo, não desejaremos ver nada ao nosso redor, nossa visão pode piorar muito.
Em outras palavras, a não aceitação de nós mesmos ou de nossas vidas pode desempenhar um papel enorme na deterioração da visão.
Taí algumas coisas para refletirmos não só durante a semana, mas pela vida toda!!

7 comentários:

  1. Olá Dra. Tatiana
    Há muitos anos, por meio de uma paciente, tomei conhecimento do conceito Self Healing. Esta paciente e outros mais, seguidores dos ensinamentos do Meir, mostram sinais surpreendentes de acuidade visual.

    Tenho lido sobre você nas mensagens do Ataxia.net, mas somente hoje fiquei sabendo de seu blog.
    Fiz uma visita, gostei. É da mesma linha que os meus. Inscrevi-me como seguidor e, para ficar visível, coloquei minha foto e ID = daneu.
    Parabéns pelo blog e pelas atividades profissionais.

    Dr. Danilo

    ResponderExcluir
  2. Existe algum exercício que recomenda? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr Danilo
    Fico feliz que aprecie meu blog. Espero que as dicas ajudem a cuidar de sua saúde e de seus pacientes também!
    Estou à disposição ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Agostinho
    Na verdade este post promove um exercício de reflexão, sobre como muitas vezes nossos olhos não estão bem, pq nós não estamos bem emocionalmente.
    O relaxamento, por meio de respiração, e a visualização de bons pensamentos, juntamente com a prática dos exercícios visuais, pode abrir novos caminhos para a melhora emocional e visual.
    Qualquer dúvida estou à disposição
    Abraço
    Dra. Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Qual é o exercício para astigmatismo e miopia Dr@. Tatiana?

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante essa reflexão! Não tinha pensado nisso! Obrigadooo!

    ResponderExcluir