Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS PARA CATARATA

Catarata é a opacidade (embaçamento) do cristalino (lente interna dos olhos). Pode ser causada por medicamentos, doenças como diabetes e uveítes, e acreditamos também por mau uso dos olhos (muita visão de perto, e o mau hábito de não olharmos longe, não movimentarmos o olhar e não relaxarmos nossa visão).

A maioria dos oftalmologistas prefere operar a Catarata somente quando ela está madura, ou seja, densa e causando perda substancial da visão.

Qualquer cirurgia apresenta risco, e essa não é exceção. Em nosso trabalho temos nos deparado com pessoas para quem a operação não foi inteiramente bem sucedida.

Essa é uma importante escolha, fazer a cirurgia ou não. Se sua visão é fraca, mais ainda funcional, ou se mesmo com uma visão muito prejudicada, você possui outras complicações e problemas visuais, vale a pena você trabalhar para melhorá-la naturalmente e não correr os riscos da cirurgia. Entretanto, se sua visão está extremamente prejudicada, ou se você também sofre de degeneração macular e a catarata é “operável”, você deve considerar a cirurgia como uma opção, pois a catarata barra a luz que entra nos olhos e pode piorar a degeneração da mácula.

Trago aqui alguns dos exercícios mais básicos para melhorar Catarata. No consultório, após uma avaliação, organizo um programa de exercícios com estes e outros específicos para cada caso, e presencio muitos resultados positivos. Estou à disposição e recomendo sempre a passagem pelo médico oftalmologista em qualquer situação.

Relaxar a visão é fundamental nesse caso:

·       Faça o quanto você puder de Palming. http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/palming-um-exercicio-poderoso-para.html Pratique no mínimo 20 minutos de cada vez, diversas vezes ao dia.






·         Olhe longe no mínimo 10 minutos por dia http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/enxergando-longe.html

·       Se massageie todos os dias http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/09/relaxe-visao-com-automassagem.html e receba massagem de um profissional ou outra pessoa o quanto puder.

Exercícios de movimentação ocular http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/10/mantenha-seus-olhos-em-movimento.html e flexibilização do cristalino http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/10/exercicio-para-presbiopia-vista-cansada.html também devem ser praticados todos os dias.

Leia também o post sobre a luz natural http://metodoselfhealing.blogspot.com/2011/11/seus-olhos-gostam-da-luz-natural.html e dê muita importância para os exercícios físicos como caminhada, ciclismo, natação, ou seja, tudo que melhore sua circulação corporal como um todo.

Tenha em mente que você precisará trabalhar sua visão com afinco, persistência e paciência, pois o problema que você está procurando curar é orgânico e requer dedicação.

Saiba que você só tem a ganhar com os exercícios visuais. Mesmo que você não consiga evitar a cirurgia, com os exercícios você pode preparar seus olhos para enfrentá-la, e se recuperar melhor após a operação.

“Nunca desperdiçamos tempo algum quando trabalhamos nossos olhos” Meir Schneider.



PRATIQUE CONOSCO ESSES EXERCÍCIOS TAMBÉM NO PARQUE VILLA LOBOS - SP. TOTALMENTE GRATUITO, 2 SÁBADOS POR MÊS,  DAS 9:00 ÀS 10:00, AO LADO DO ANFITEATRO. SAIBA MAIS http://www.metodoselfhealing.com.br/

5 comentários:

  1. eu tenho catarata no olho direito e gostaria de aprender os exercicio q ajuda na recuperação da visão

    ResponderExcluir
  2. eu tenho catarata no olho direito e gostaria de aprender os exercicio q ajuda na recuperação da visão

    ResponderExcluir
  3. tenho catarata, glaucoma, e o pior; só tenho 20% do olho direito. preciso muito fazer os exercícios.

    ResponderExcluir
  4. Olaaa bom dia
    Dra qual quais os melhores exercicios para eliminar a catarata?

    ResponderExcluir
  5. Tengo catarata NO OLHO DIREITO
    O DTR DIZ SOLUCAO E CIRURGIA .
    EU QUERO TENTAR CON EXERCICIOS

    QUAL O METODO.MAIS.RAPIDO .QUE DA RESULTADO ???

    ResponderExcluir