Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudo indica que falta de exposição ao sol pode causar miopia

Uma das dicas que enviei ano passado falava exatamente sobre a importância de nos expormos à luz solar. Reveja o post http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2011/11/seus-olhos-gostam-da-luz-natural.html
Pois bem, essa semana um artigo muito interessante foi divulgado no site da Veja. Ele traz um dos princípios que o método Self–Healing sempre pregou, agora com bases científicas comprovadas.
A matéria mostra a ligação da exposição ao sol, e a produção do hormônio dopamina, que previne a miopia. É muito interessante analisar os dados e perceber que crianças que passam mais tempo dentro de casa ou na escola, e menos tempo brincando ao ar livre, têm incidência muito maior de miopia. Por ora, o estudante médio de ensino básico de Cingapura, onde nove em dez adultos são míopes, passam apenas 30 minutos ao ar livre todos os dias, enquanto na Austrália, onde a prevalência de miopia entre crianças de origem europeia é de cerca de 10%, os estudantes passam cerca de três horas em ambientes externos.”
Há anos Meir Schneider nos ensina que os olhos necessitam da luz solar, e que a falta dela prejudica nossa visão. Este estudo veio comprovar um dos aspectos positivos já praticados por nós no método Self-Healing.
Outro aspecto interessante sobre a exposição ao sol tem relação com a produção de melanina. Melanina é uma proteína que irá conferir a pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. Esta proteína é produzida por células denominadas melanócitos.
O mecanismo pelo qual os melanócitos são ativados inicia-se na glândula pituitária, que é conectada aos nervos óticos. Extremamente sensível à luz, a pituitária quando estimulada produz um hormônio que ativa os melanócitos. Proteger os olhos com óculos escuros diminui a produção desse hormônio e torna o processo do bronzeamento mais lento. Consequentemente, o uso de óculos escuros (menor exposição dos olhos à luz do sol) torna a pessoa mais vulnerável à queimadura solar.
Achou interessante? O sol ainda traz muitos e muitos benefícios para nosso corpo, trouxe aqui essa semana somente alguns aspectos da importância da luz solar, especialmente para seus olhos, e como sua privação dela pode trazer malefícios visuais e corporais.
É claro que a exposição ao sol tem de ser moderada, de preferência antes das 10:00 e depois das 16:00. Entretanto sol é vida, não fuja mais dele, aproveite seus momentos ao ar livre e incentive sua família a fazer o mesmo.
Quer saber mais?   
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Um comentário:

  1. dopamina q eu saiba é uma substancia liberada quando engerimos a cafeina.

    ResponderExcluir