Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Você sabe qual é o seu olho mais forte (dominante)?

A maioria de nós possui diferença na capacidade visual dos dois olhos, ou seja, um enxerga melhor e participa mais da visão do que o outro.

Já enviei muitas dicas sobre como podemos equilibrar o uso dos dois olhos, e como isso é importante para nosso sistema visual funcionar melhor.

Pois bem, como podemos descobrir qual olho é mais fraco e qual é o mais forte, ou seja, o dominante?

É claro que você pode descobrir indo ao oftalmologista, e assim obtendo uma informação mais precisa sobre seus olhos, entretanto, ensino aqui uma maneira fácil e prática de descobrirmos qual olho é mais forte para longe, ou seja, dominante para visão a distancia.

Com as duas mãos faça o formato de um triangulo, ou seja, encoste as duas mãos formando um buraco no formato de um triangulo. Posicione o triangulo cerca de 30 centímetros de seu rosto, no centro, entre os dois olhos. Com os dois olhos abertos mire em algum objeto longe, através do triangulo. Por exemplo, mire uma árvore em um pátio, ou uma placa em uma rua.

Agora feche seu olho direito e olhe somente com o esquerdo, mantendo as mãos na mesma posição. Abra o direito agora e feche o esquerdo. Perceba se o objeto em algum momento se desloca do centro do triangulo. A visão do objeto no centro do triangulo é a visão de seu olho dominante.

Por exemplo, se com o olho direito aberto o objeto está no centro do triangulo, e quando você fecha o olho direito e olha com o esquerdo, o objeto se desloca do centro, então seu olho dominante é o direito.
Olho Dominante

Olho mais fraco (objeto se deslocou do centro)


Se fazendo o teste, o objeto se desloca na visão dos dois olhos, ou seja, quando você fecha o direito ele se desloca, e quando fecha o esquerdo também, seu olho dominante é aquele que o objeto se deslocou menos do centro.

Muitos de vocês já devem saber qual o olho mais forte para longe, porém quando a diferença não é tão grande este teste simples pode ajudar a descobrir.

E porque é interessante saber qual o seu olho mais forte? Existem muitos exercícios e técnicas que podemos utilizar para tentar igualar a visão dos dois olhos, e para isso você precisa ter consciência de qual olho participa mais de sua visão e que domina todo esse processo.

Na próxima semana enviarei dicas com estes exercícios, então descubra qual o seu olho mais fraco, para podermos estimulá-lo e assim equilibrar sua visão.

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Um comentário:

  1. gente, veja a dúvida: alguém usa o olho não dominante como olho de Mira. Pergunto eu: quais são as vantagens e/ou desvantagens?

    ResponderExcluir