Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ensolar/ Sunning - Banho de sol aos olhos


Aproveito as ótimas fotos feitas por Aline Arruda do portal UOL na matéria divulgda no post anterior para chamar atenção essa semana para um dos principais exercícios oculares, o ENSOLAR.

O exercício Ensolar ou Sunning, ou seja, banhar os olhos fechados com a luz do sol está ilustrado nas fotos 19, 20 e 21 da matéria. Como descrito na entrevista: Um exercício bem simples é, de pé ou sentado, ficar de frente para o sol e movimentar a cabeça lenta e suavemente para os dois lados, como em um movimento de "não". Isso funciona como uma "musculação" para os olhos e os ajuda a se adaptar cada vez melhor - e sem lágrimas - aos diferentes graus de luz.”

Os benefícios da luz solar para nosso corpo e nossa visão são imensos. O Ensolar ou Sunning proporciona a seus olhos a contração e dilatação alternada da pupila, pois varia a intensidade e a posição que a luz incide em suas pálpebras. Um errinho na matéria foi dizer que a pupila é um músculo, na verdade ela é um orifício, movido por músculos, que quando se deparam com a luz forte, contraem “fecham” a pupila, e na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila. Por isso, dizer que o exercício faz uma musculação para os nossos olhos, e nos deixa menos sensível a luz forte, ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

“Simplesmente relaxe, respire profunda e lentamente, e visualize o sol, com sua luz e energia, penetrando no seu rosto e nutrindo seus olhos e sua mente” Meir Schneider.

O Sunning pode ser feito em qualquer hora do dia, apesar de muitas pessoas referirem o sol do início da manhã e do fim da tarde como seus preferidos.

Particularmente gosto de praticar o Ensolar por 5 minutos e intercalar com o Palming (http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/02/empalmar-os-olhos-palming.html)  por 3 minutos, e depois retomar 5 minutos de sol, e assim por diante. Geralmente pratico e recomendo 3 vezes esta sequência de sol e Palming por dia para quem deseja melhorar sua visão. Entretanto, se preferir, você pode fazer somente o Ensolar por 15 a 20 minutos sempre que se lembrar do exercício, nas pausas do trabalho ou da escola.
Grupo praticando Ensolar no Parque Villa Lobos

Em nosso grupo de prática no Parque Villa Lobos este exercício está presente em praticamente todos os encontros, e a cada semana é possível perceber o quanto mais adaptados estamos à luz solar, e como ela ajuda nossa visão. Sinta e experimente você também!!

Outros links interessantes sobre luz solar:



Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre.
Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

2 comentários:

  1. O tratamento também poderá ser útil a quem tem mácula?

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!!!

    Eu vi esse blog e, também achei muito interessante...

    http://leprechaux.blogspot.com.br/2011/01/metodo-de-olhar-para-o-sol.html

    ResponderExcluir