Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Relaxando os músculos da face - soltando a mandíbula


O relaxamento dos músculos da face é muito importante no tratamento visual. Ao esforçar os olhos, geralmente contraímos os músculos do rosto, o que por consequência limita a circulação sanguínea da área e prejudica nossa visão.

Os músculos da mandíbula podem ficar muito rígidos em períodos de intensa concentração e esforço, e em momentos de raiva e stress.

Soltar a mandíbula aumenta o fluxo sanguíneo para o rosto, e ajuda a relaxar os músculos ao redor dos olhos.
 

Experimente abrir e fechar a boca o mais amplo possível, e sinta se há alguma tensão neste movimento. Massageie toda a área com as pontas dos dedos em movimentos circulares, batidinhas e vibrações. Você pode beliscar a região com seu dedo indicador e polegar com a pretensão de “soltar” a pele do músculo, por diversas vezes.

Com a ajuda de suas mãos alongue a mandíbula para baixo, abrindo amplamente a boca, e para cada um dos lados. Movimente em círculos amplos em ambas as direções.

Encha as bochechas, e movimente o ar dentro da boca, de um lado para o outro, alongando os músculos e a pele.
 

Agora abra e feche a boca novamente. Sente a área mais relaxada? O movimento ficou mais amplo e fácil? Sua testa, olhos e pescoço estão mais relaxados?

Se sentir vontade de bocejar faça isso com muita satisfação, pois o bocejo relaxa toda a região da mandíbula.

Tenho experiência com pacientes que incorporaram a soltura da mandíbula em suas rotinas, e além de melhorar a saúde visual, conseguiram resultados muito positivos no tratamento de disfunções na articulação temporomandibular (ATM), bruxismo (ranger os dentes ao dormir), dores de cabeça e zumbido.

5 comentários:

  1. bom dia! comecei hoje, sinto tenção na mandibula e involuntariamente a forço para a direita. o qu fazer?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Tenho pitose palpebral e provavelmente por herança de meu pai, que tem diagnóstico de miopatia óculo faringeo. Já fiz uma cirurgia e meus olhos têm pouca abertura. Gostaria muito de encontrar alternativa de melhora com terapeutica não invasiva como outra cirurgia. Agradeço pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. De ouro essa dica! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Tenho disatria facial, compressa quente ajuda a relaxar musculatura facial

    ResponderExcluir