Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Não se esconda do SOL. Melhore suas funções visuais e corporais com a luz solar



Você costuma fugir do Sol? É dependente dos óculos escuros?

Já enviei várias dicas sobre a importância da luz solar para nossa saúde visual e corporal, mas decidi enviar outro e-mail, pois minha leitura atual “Luz, a medicina do futuro” de Jacob Liberman, livro gentilmente emprestado por minha colega e oftalmologista Dra Rosana Maura Gentil, me trouxe vários esclarecimentos e novos conhecimentos que gostaria de compartilhar com vocês.

Liberman nos mostra que a luz solar, que contém todas as cores do arco-íris, do violeta ao vermelho, é uma chave muito importante para o funcionamento e a evolução humana. A exposição ao sol influencia de forma significante um grande número de funções fisiológicas e psicológicas: a fertilidade e o humor por exemplo. Uma correlação direta foi estudada entre falta de sol e elevada incidência de irritabilidade, fadiga, doenças, insônia, depressão, alcoolismo e suicídios, nos países do extremo Norte.

Os efeitos de um banho de sol podem ser comparados a um programa de exercícios físicos regulares, como, frequência cardíaca em repouso reduzida, pressão arterial reduzida, açúcar no sangue reduzido, aumento da energia, força e resistência, aumento da tolerância ao stress, e aumento da capacidade do corpo de absorver e transportar oxigênio.

Nossos olhos são as principais vias de acesso pelas quais a luz solar penetra no corpo. Os fotorreceptores dentro dos olhos, transformam a luz em impulsos elétricos que são então conduzidos até o cérebro a aproximadamente 410 km por hora. Esses impulsos percorrem caminhos diferentes por todo o cérebro. Alguns seguem em direção ao córtex visual para construir imagens (localizado próximo á nuca), enquanto outros seguem para o hipotálamo e afetam nossas funções vitais.

Ou seja, a luz que penetra em nossos olhos não tem a função somente de nos fazer enxergar, mas sim também de regular nossas funções vitais.

Resumindo, a luz penetra nos olhos, os impulsos ocasionados pela luz atingem também o hipotálamo, este controla o funcionamento do sistema nervoso e do sistema endócrino, cujos efeitos combinados regulam todas as funções biológicas dos seres humanos.

Além disso, o hipotálamo controla a maior parte das funções regulatórias do corpo ao monitorar a informação relacionada á luz e enviá-la á GLANDULA PINEAL. Essa pequena glândula tem o tamanho de uma ervilha, localizado no cérebro, e que muito tempo foi subestimada pela medicina moderna.

A pineal exerce funções importantíssimas como uma medidora de luz do corpo, recebendo dos olhos informações enviadas pela luz (através do hipotálamo) e enviando mensagens hormonais que afetam profundamente a mente e corpo, como por exemplo, a melatonina. Além de seus efeitos documentados na função reprodutiva, no crescimento, na temperatura do corpo, na pressão arterial, na atividade motora, no sono, no humor e no sistema imunológico, pesquisas mostram que a estimulação da pineal e o ritmo de produção de melatonina (dependente dessa diferença entre dia/luz e noite/escuridão) também influencia na longevidade e envelhecimento.

Portanto, vive mais e melhor quem não foge do Sol!! Um exercício que utilizamos muito na recuperação visual é o sunning (exposição ao sol), leia como fazer no link http://metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/08/ensolar-sunning-banho-de-sol-aos-olhos.html, pratique diariamente e DEIXE A LUZ ENTRAR!!

Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Todos os sábados, das 8:30 ás 09:30, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael
MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com

Um comentário: