Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Utilizando o computador sem prejudicar nossos olhos

O computador proporcionou muitos benefícios e facilidades para nossa vida. Sem ele essas dicas semanais não poderiam ser vistas, por exemplo. Ele já faz parte da nossa rotina, do trabalho, da diversão, pois bem, podemos utilizá-lo e ter todos estes benefícios sem prejudicar nossa visão.

Seguindo estas dicas você conseguirá manter a saúde dos seus olhos e continuar conectado:

·                        A iluminação deve ser adequada, a natural é ideal, porém mesmo a artificial não deve incidir diretamente nos olhos, e também não deve refletir na tela do computador.

·                         Procure se sentar perto de uma janela, e sempre que lembrar alternar seu olhar para longe (uma distância maior que 40 metros). Para quem utiliza o computador o dia todo, deve olhar longe pelo menos 8 minutos, 2 vezes ao dia.

·                        A cada uma hora de uso do computador, pare e faça algo pelos seus olhos e corpo. Não precisa ser algo demorado. Pense que a cada parada você recarrega as energias para a próxima hora de trabalho, assim você ficará mais eficiente e produtivo. Algumas sugestões para fazer a cada uma hora são:





·     Procure ao mesmo tempo em que olha para o monitor, prestar atenção à sua visão periférica, ou seja, a tudo o que se encontra ao seu redor. É muito fácil esquecermos o mundo e só nos concentrarmos na avalanche de informações que precisamos ler e absorver todos os dias pelo computador. Portanto, de tempos em tempos perceba com sua visão lateral as pessoas passando, o teto, as paredes. Você pode abanar as mãos na periferia de sua visão, sem olhar para elas, somente percebendo o movimento, enquanto olha para a tela do computador.

Os pixels têm propriedades específicas exclusivas e é mais difícil para o olho enxergá-los embora não percebamos na ocasião. Entretanto, o efeito acumulativo ao longo de um período de várias horas de utilização do computador é significativo. Daí a importância de afastar periodicamente seus olhos da tela, e encerrar seu dia de trabalho com um ritual de empalmar os olhos e automassagem por 5 a 10 minutos.

O segredo está em gerenciar sua fadiga. Não deixe o cansaço de seus olhos chegar ao extremo. Percebendo a fadiga no início, é muito mais simples de evitar seu acúmulo, e assim a piora de sua visão.

“Valorize seus olhos tanto quanto você valoriza o material com que está trabalhando” Meir Schneider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário